terça-feira, 24 de maio de 2011

 

HISTORIA DE PIAÇABUÇÚ E ONDE FICA A PRAIA DO PEBA!


No início toda a zona onde localizava-se o município de Piaçabuçú esteve habitado pelos índios Caetés que dedicavam-se a agricultura e a pesca. Instalaram-se na margem norte do Rio São Francisco, situação estratégica para sua defesa e com terras ricas para cultivar, banhadas pelo rio e próximas ao Oceano Atlântico. O nome da cidade provém de origem indígena e significa 'Palmeira Grande'.

As origens do município de Piaçabuçú estão ligadas a exploração do Rio São Francisco, iniciada no ano de 1660 pelo português André Dantas. A cidade surgiu a partir de uma pequena capela construída a mando de Dantas em homenagem a São Francisco de Borja.

A meados do século XIX, ano de 1859, criou-se a atual cidade, na época freguesia. Anos mais tarde, em 1882, a população foi elevada à categoria de Vila e constituída como capital do município, desvinculando-se do município de Penedo ao qual pertencia desde suas origens.

Hoje em dia seus principais pedidos turísticos são seus dois extensos areais, a praia de Pontal do Peba e a Praia do Peba, situada no litoral localizado mais ao sul do Estado de Alagoas, bem freqüentadas pelos amantes das longas calçadas e da natureza.
São conhecidas pelas extensas formações de dunas que deslocam-se paralelamente ao Oceano Atlântico e por ser uma Área de Preservação de aves migratórias e tartarugas marinhas que habitam toda a costa, protegidas pelas leis brasileiras. Destacamos também a pesca, principalmente a do camarão, toda a zona é conhecida por ter o maior banco de camarões do nordeste do país.


PRAIAS PIAÇABUÇÚ


Praias O litoral de Piaçabuçu possui duas extensas praias comunicadas entre si, a praia de Pontal do Peba e a Praia do Peba, que se estendem desde a Vila de Pontal do Peba até Pontal da Barra. Caracterizam-se pela sua areia fina e escura e pelas dunas paralelas à praia que recorrem toda sua extensa costa, destacando as localizadas na desembocadura do Rio São Francisco. São praias freqüentadas pelos admiradores dos extensos calçadões, graças a seus mais de 40 km de areias contínuas, a mais extensa do Estado de Alagoas e uma das maiores do Brasil. Todo seu ambiente é uma importante área de preservação de tartarugas marinhas e aves migratórias.


Praia de Pontal do Peba A Praia de Pontal do Peba tem uma grande extensão e situa-se ao sul do povoado pesqueiro que lhe dá o nome. De areia fina e águas tranquilas, é uma praia bastante freqüentada pelos amantes das longas calçadas às margens do Oceano Atlântico. Destaca-se por sua boa infra-estrutura com pousadas, bares e restaurantes, e durante todo o ano realizam-se nas suas imediações numerosas atividades, entre as quais merece mencionar a Gincana de Pesca de Arremesso, em Novembro, e o Festival da Pilombeta, em Setembro.


Praia do Peba A Praia do Peba situa-se na zona mais ao sul do Estado de Alagoas, na divisa com o Estado de Sergipe, caracteriza-se por sua águas calmas de areia fina e escura. Destacam-se as extensas formações de dunas encontradas por toda a praia, especialmente na desembocadura do Rio São Francisco. Seu acesso é feito através da Praia de Pontal do Peba ou em barco desde a cidade de Piaçabuçú. É conhecida por ser um dos lugares mais importantes de desova das tartarugas marinhas que habitam nas costas brasileiras e que estão protegidas pelas leis do país.

obs: pesquisa realizada com fontes na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário